quinta-feira, 2 de julho de 2009

Clarice



Engraçado como as coisas acontecem sem que tenhamos esperado. Há alguns anos fui apresentado a tão doce e enigmática leitura, lembro-me bem de tal momento. O livro "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" me trouxe "as vistas" uma mulher que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos, levando o leitor a uma reflexão intima do seu eu e do seu cotidiano. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise. Desde então, trato isso como "paixão a primeira leitura" e a partir daí, é Clarice nas mãos e a madrugada sem fim para enfrentar o vazio implacável do silêncio.
Crio esse espaço aqui no blog, para fazer com que outras pessoas tenham o mesmo prazer de conhecer Clarice Lispector e "desbulhar" trechos de suas obras para o deleite dos leitores desse humilde blog.


"Muito Prazer, eu sou Clarice Lispector!"

E pra começar:

“Estou sentindo uma clareza tão grande que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia, como explicar? assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto, não se precise. Estou por assim dizer vendo claramente o vazio. E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior do que eu mesma, e não me alcanço. Além do quê: que faço dessa lucidez? Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano — já me aconteceu antes. Pois sei que — em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade — essa clareza de realidade é um risco. Apagai, pois, minha flama, Deus, porque ela não me serve para viver os dias. Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis. Eu consisto, eu consisto, amém.”

(Retirado do Livro Aprendendo a viver)

2 comentários:

  1. Vou postar com orgulho o primeiro comentário. O blog está sensacional. Esta é a prova de que quem sabe (e deve) escrever já podia fazer isso sem que fosse necessário a desvalorização de uma classe profissional. Quem tem o que dizer sempre pode fazê-lo. Parabéns pela iniciativa, você ganhou um leitor.

    ResponderExcluir
  2. não é de hoje que sou apaixonado por essa mulher, e parabens...blogando perfeitamente bem!

    ResponderExcluir